A empresa mais valiosa que já existiu – Geopizza #20

A empresa mais valiosa que já existiu – Geopizza #20

março 1, 2020 0 Por zottiss

A empresa mais valiosa da história existiu no século 17, e foi Companhia das Índias Holandesas Orientais e Ocidentais. Em menos de 40 anos desde sua fundação, a empresa adquiriu 8 trilhões de dólares: quase 4x o valor do PIB anual do Brasil.

Fundada em 1602, a empresa tornou-se um protoconglomerado, através do comércio internacional, construção naval, venda de escravizados e comércio de especiarias entre continentes. Aos poucos, a companhia obteve monopólio de comércio em algumas regiões, como na Indonésia.

Com mais de 150 navios mercantes, 40 navios de guerra, 50 000 funcionários, e um exército privado de 10 000 soldados, tinha sede em Amsterdã, Países Baixos. Outras empresas de comércio colonial, como a Companhia do Mississípi que explorava o atual EUA e a Companhia dos Mares do Sul na América do Sul acumularam também riquezas de trilhões de dólares.

A ambição comercial da empresa a levou até o nordeste brasileiro em 1637, ocasionando em um curto governo colonial de 7 anos no atual Recife, feito por Maurício de Nassau, um dos participantes da VOC.

Além de possuir assentamentos em em todos os continentes do mundo (menos Antártica) sua base mais notável foi na Indonésia. Durante quase 350 anos, os neerlandeses participaram de diversas decisões políticas e sociais da região, influenciando diretamente no que viria a se tornar a República da Indonésia em 1945.


Dicas culturais (cardápio da semana):
The Act Of Killing (2012)
The Look of Silence (2014)


Hots: Rodrigo Zottis e Alexander Desmouceaux

Auxilie o Geo a produzir mais conteúdo através do apoia.se/geopizza
ou do picpay.me/geopizza