A empresa mais valiosa que já existiu – Geopizza #20

A empresa mais valiosa que já existiu – Geopizza #20

março 1, 2020 0 Por zottiss

A empresa mais valiosa da história existiu no século 17 e foi Companhia das Índias Orientais e Ocidentais NeerlandesaEm menos de 40 anos desde sua fundação, adquiriu 8.2 trilhões de dólares: quase 7x o valor do PIB anual do Brasil.

Fundada em 1602, a VOC tornou-se um protoconglomerado através do comércio internacional, construção naval, venda de escravizados e comércio de especiarias.

Em 1621, os neerlandeses fundaram sua 2º “ramificação” a Companhia das Índias Orientais, que cuidaria de todos os assentamentos no hemisfério geográfico oriental enquanto a VOC cuidaria do ocidente. Nova York, Recife e Suriname, foram todos locais colonizados pelo a WIC.

Em 1637 ambas as empresas possuíam mais de 150 navios mercantes, 40 navios de guerra, 50 mil funcionários e um exército privado de 10 mil soldados com sede em Amsterdã, Países Baixos.

Outras empresas como Companhia do Mississípi e a Companhia dos Mares do Sul também acumularam também riquezas de trilhões de dólares, mas foram rapidamente ultrapassadas pelo domínio colonial neerlandês.

Graças aos seus lucros, os Países Baixos fundaram a primeira bolsa de valores do mundo, na qual um cidadão poderia investir em títulos da empresa, financiando a construção de navios e expedições militares. Esse modelo foi copiado por outras empresas coloniais, como a Companhia dos Mares do Sul, fundada no século 18.

Contudo, a descentralização econômica também foi um problema: a especulação de investidores em cima de títulos com pouquíssimo ou nenhum valor, gerou em 1720 a primeira grande bolha financeira da história, na qual a Companhia dos Mares do Sul quebrou poucos anos após sua fundação. Acionistas como Isaac Newton, perderam milhares de libras no episódio.

No início do século 19 a VOC acumulou enormes dívidas, sendo liquidada em 1812, com suas posses coloniais passadas para o governo neerlandês. Em 1800, os neerlandeses chegaram na Indonésia, sua colônia mais lucrativa seguida do Suriname.

Durante quase 350 anos, os neerlandeses participaram de diversas decisões políticas e sociais do arquipélago indonésio, sendo expulsos apenas em 1945 pelos indonésios e japoneses.

Fontes: https://bit.ly/2BxhIId, https://bit.ly/2VPnE61, https://bit.ly/3gov2Nu, https://bit.ly/2BEUJe8


Dicas culturais (cardápio da semana):
The Act Of Killing (2012)
The Look of Silence (2014)

Hots: Rodrigo Zottis e Alexander Desmouceaux

Auxilie o Geo a produzir mais conteúdo através do apoia.se/geopizza
ou do picpay.me/geopizza