A grande diáspora irlandesa – Geopizza #22

A grande diáspora irlandesa – Geopizza #22

março 29, 2020 1 Por zottiss

Epidemias mudam o rumo de um país e às vezes do mundo inteiro. Algo semelhante (mas mais mortal) ao que vivenciamos agora ocorreu na Irlanda metade do século 19.


Em 1840, um fungo se espalhou pelo principal alimento dos camponeses irlandeses – a batata. A praga causou fome generalizada, pobreza, aumento de doenças e migrações em massa para outros países. Os irlandeses fugiram para nações como os Estados Unidos e o Canadá. No início do século 20, mais de 25% dos nova-iorquinos tinham ascendência irlandesa.
Por atitudes negligentes de seus políticos, doenças como cólera infectaram a população do país por mais de 5 anos, fazendo vítimas junto com a fome.

O governo colonial britânico, minou o transporte de alimentos para a ilha da Irlanda priorizando em alimentar o povo inglês diante da escassez. De 1849 e 1852, a população irlandesa se reduziu entre 20 e 25%. O país tornaria-se uma das nações mais pobres e violentas do continente europeu até o fim do século 20. Contudo hoje, é o 3º país com maior IDH de toda europa.


Até hoje, o país nunca se recuperou do legado deixado pela fome. Atualmente a Irlanda tem menos de 5 milhões de habitantes, enquanto antes da imigração tinha 8 milhões.

No século 20, as cicatrizes deixado pelo colonialismo britânico incentivou o surgimento de grupos paramilitares a favor da independência contra o domínio inglês, como o IRA que viria a tornar-se um grupo terrorista a partir da década de 60, realizando dezenas de atentados nas principais cidades britânicas, como Belfast. Mais de 33 milicias surgiram a partir do IRA, muitas em resposta a violência irlandesa, encabeçada por ingleses protestantes, como o UDA e UDF. No século 20, a Irlanda foi o país com maior quantidade de atentados terroristas na Europa.

Escute o podcast também no no:
Spotify: https://spoti.fi/2NJLR91
Google podcasts: https://bit.ly/34zCuje
Apple Music: https://apple.co/2ItQEJT
Deezer: https://bit.ly/35c4Fpl

Hots: Rodrigo Zottis e Alexander Desmouceaux

Cardápio da semana (dicas culturais):

Filmes:
Michael Collins (1996)
Black ’47 (2018)
Em nome do pai (1993)
Gangues de Nova York (2002)
Um sonho distante (1992)
As Cinzas de Ângela (1999)
Documentário The Great Famine (1995)
Terra da Discórdia (1990)
Os ventos da Liberdade (2006)
Hunger (2008)

Livros

The Famine Plot, de Tim Pat Coogan
The Irish Famine, de Diarmaid Ferriter e Colm Tóibín
The Graves Are Walking: The Great Famine and the Saga of the Irish People, de John Kelly

Auxilie o Geo a produzir mais podcasts e ganhe recompensas através do apoia.se/geopizza ou do picpay.me/geopizza