A Gripe Espanhola – Geopizza #24

A Gripe Espanhola – Geopizza #24

abril 19, 2020 1 Por zottiss

Além do covid-19, outro vírus se espalhou por todo mundo e obrigou as pessoas ficarem em casa. Em 1918, a Gripe Espanhola matou 50 milhões de pessoas e contaminou outras 500 milhões – 27% da população mundial na época. A epidemia matou 5x mais que a própria 1º Guerra Mundial, em um período de tempo menor.

Apesar do nome, a gripe não surgiu na Espanha. Acredita-se que a cepa do vírus tenha vindo do Canadá ou dos Estados Unidos, com estudos recentes ligando a gripe com um surto viral no norte da China em 1916. O fato de se chamar “Gripe Espanhola” deve-se ao fato de a Espanha era um país era neutro durante a 1º Guerra, portanto não censurava publicações na imprensa. Dessa forma, a população geral acreditava que tivesse se originado na própria Espanha.

A gripe se espalhou para todos os continentes no mundo, chegando no Brasil em 1918, matando mais de 35 mil pessoas em todo país.

Os períodos de infecção levaram à imposição de medidas sanitárias. Foram fechadas escolas, estabelecimentos comerciais, cinemas, cabarés, bares, festas populares e partidas esportivas para evitar a aglomeração de pessoas. Foram meses em que a vida social se limitou ao máximo. A situação só foi melhorar de fato em 1920.

Hots: Rodrigo Zottis e Alexander Desmouceaux
Convidado: Edoardo Lobl

Cardápio da semana (dicas culturais):

Site Imagino Rio
Série: Tales From the Loop


Escute o podcast também no no:
Spotify: https://spoti.fi/2NJLR91
Google podcasts: https://bit.ly/34zCuje
Apple Music: https://apple.co/2ItQEJT
Deezer: https://bit.ly/35c4Fpl

Auxilie o Geo a produzir mais podcasts e ganhe recompensas através do apoia.se/geopizza ou do picpay.me/geopizza

Fontes: https://bit.ly/3eQdWZ6, https://bit.ly/2VBMK8J, https://on.natgeo.com/3gaEO6y e https://bit.ly/2S6ZLoF