A Construção de Brasília – Geopizza #26

A Construção de Brasília – Geopizza #26

maio 17, 2020 0 Por zottiss

Brasília foi a maior cidade projetada e inaugurada do século 20.

A ideia de transferir a capital brasileira para o Planalto Central remete desde o século 18. Originalmente, Marquês de Pombal, o 1º ministro de Portugal que transferiu a capital de Salvador para o Rio, tinha originalmente a intenção de interioriza-la. Como não se conhecia o interior brasileiro, a ambição foi descartada.

Apenas com a Proclamação da República e a exploração do estado de Goyaz, positivistas viram a construção da cidade como uma forma de se desvincular de seu passado colonial do Rio de Janeiro. A construção da cidade de Vera Cruz, seria a capital que marcaria um novo começo.

Durante a Época Vargas na década de 30, o governo lançou o programa “Expansão para o Oeste” na qual Goiânia foi construída para ser a nova capital de Goiás. Com os ânimos efervescidos, começaram a ser estudadas as áreas para a construção de Brasília, contudo os trabalhos só inciaram no mandato do próximo presidente, Juscelino Kubitschek.

Ao contrário do que se imagina, Brasília não foi inaugurada em 5 anos, e durante toda a década de 60 até 70, o Brasil possuía 2 capitais. Em uma estimativa atualizada, calcula-se que teriam sido gastos mais de US$ 83 bilhões para a construção da cidade. Infelizmente feita às pressas, muito dos dados sobre a construção da cidade não foram registrados.

Com seus atuais 2,977 milhões de habitantes,Brasília é hoje a 3º cidade mais populosa do Brasil, além de 7º concentração urbana mais populosa do país.

Hots: Rodrigo Zottis e Alexander Desmouceaux
Convidado: Thanius Silvano Martins

Cardápio da semana (dicas culturais):

Livro: No Tempo da GEB – Hermes Anquino Teixeira
Filme Koyaanisqatsi
Jacaré da Pampulha no twitter


Escute o podcast também no no:
Spotify: https://spoti.fi/2NJLR91
Google podcasts: https://bit.ly/34zCuje
Apple Music: https://apple.co/2ItQEJT
Deezer: https://bit.ly/35c4Fpl

Esse podcast só foi possível graças ao apoio de nossos barões.
Auxilie o Geo a produzir mais conteúdo e podcasts através do https://bit.ly/2KGn84g