Podcast

O Pior Ano da História #121

O PIOR ano para se viver foi provavelmente o ano de 536.

Por que?

Durante 18 meses uma densa camada de cinzas ofuscou o sol, prejudicando as colheitas, gerando fome, causando epidemias, migrações em massa e levando ao fim de diversos reinos pelo mundo todo.

O historiador romano Procópio escreveu:

“O sol ficou escuro o ano inteiro, emitindo uma luz sem calor algum. Todos declararam que ele nunca mais recuperaria a sua plena luz.”

Não importa em que continente você vivesse no ano de 536, você passaria por uma crise alimentar, climática e política. Se você morasse em Roma, China, Pérsia ou em Teotihuacan no atual México, você passaria por 18 meses de agonia e dificuldades.

Na China, os camponeses precisavam toda manhã varrer suas plantações de tanta cinza que se acumulava em suas colheitas. No Japão, o imperador escreveu que “nem mesmo dez mil moedas de ouro podem curar a atual fome”

Na América do Sul, foi registrada a menor temperatura da região nos últimos 1.600 anos, levando ao colapso de diversas civilizações andinas.

Esse é um episódio sobre mudanças climáticas: basta apenas uma pequena alteração no clima, para que a vida humana seja inviabilizada. Sejam aquelas mudanças climáticas causadas ou não pelo ser humano.

____________________________________________________

Fontes (2):

1: Livro: Catastrophe: An Investigation into the Origins of Modern Civilization – David Keys

2: A-Brief-History-of-British-Woodlands.

____________________________________________________

Dicas Culturais (3:)

Livro Project Hail Mary – Andy Weir

https://opendomesday.org/

Livro: Catastrophe: An Investigation into the Origins of Modern Civilization – David Keys

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *