🔥 Um dos vikings mais temidos da Idade Média foi Erik, o Vermelho.
Famoso por seu temperamento explosivo, Erik cresceu em uma sociedade moldada pela violência. Afinal, na Europa medieval, os vikings eram chamados de “terror do norte”.
⚔️ Foram eles que saquearam mosteiros na Inglaterra, atacaram cidades na França, navegaram pelos rios da Rússia, sitiaram Paris e chegaram até o norte da África, destruindo emirados na região da atual Tunísia e Marrocos.
Em todo caso, os vikings não eram só invasores. Na verdade, a maioria deles nunca saiu de suas fazendas, vivendo como simples camponeses medievais durante toda a vida.
🚢 Mas esse não foi o caso de Erik, o Vermelho. Após ser expulso da Islândia pelos chefes locais, ele decidiu navegar pelo Atlântico até chegar a uma terra gelada e pedregosa, que batizou de “Groenlândia”.
Em nórdico antigo, esse nome significa “Terra Verde”.
🤔 Mas por que nomear uma ilha gelada dessa forma?
Porque era possível viver entre seus fiordes férteis, mais ao sul. O nome era uma estratégia para convencer outros vikings a seguir Erik e explorar o território.
Será que Erik conseguiria atingir seu objetivo e transformar a Groenlândia em uma colônia viking?
1: Filme The Northman (2022) 2: Série Vahalla Rising 3: Jogo God of War 4
Galeria:
Erik, o Vermelho, já adulto em uma recriação feita pelo artista Joan Francesc Oliveras Pallerols. Localização de Rogaland, onde Erik morava com seu pai, ThorvaldRecriação de Rogaland no início da Idade Média (século 5)Reconstrução de uma casa típica de Rogaland, coberta de turfaInterior de uma casa para assembléias – Althings – dos vikings Todos os lugares que os vikings moraram (marrom claro) atacaram (marrom escuro) fundaram colônias na Alta Idade Média (azul claro) e Baixa Idade Média (azul escuro)Todos os deuses nórdicos e sua “arvore genealógica”Knarr, um típico navio viking. Alguns possuiam porão, outros não (como o caso desse)Knarr, um navio vikingPedaço de uma espada viking encontrada na NoruegaReconstrução de Rogaland vista a partir do chãoIslândia, o novo lar de Erik e de seu pai ThorvaldA “terra preta” da Islândia, decorrente da alta atividade vulcânica da ilhaO vulcão Hekla na Islândia. Ele ainda está ativo, sua última erupção foi em 2000Hornstrandir, o novo lar de Erik e seu pai Thorvald na Islândia. Eita lugar ermo. Vista de hornstrandir (lá em cima) a partir de HornvikO jogo de tabuleiro viking de estratégia, HnnefatalfReconstrução de uma casa viking islandesa. Note como elas são mais baixas e mais cobertas de turfa que as da NoruegaCasa islandesas presentes hoje no norte do país – quase enterradas no chão.Haukadalur, o novo lar de Erik após ele se casar com sua esposa Thodhild.A miragem do efeito Hillinger, que projeta objetos mais distantes no horizonte. Alguns vikings diziam ver a Groenlândia da Islândia, mas isso é impossível já que os locais estão há mais de 400km de distância. Seria como ver Florianópolis de Santos – São Paulo. Provavelmente os vikings da época estavam vendo nuvens (ou mentindo). Na imagem, penhascos do Grande Lago Salgado , Utah , Estados Unidos.Groenlândia. A parte em verde é onde há pouca incidência de neve e nenhuma geleira (que está na parte branca)Um fiorde da GroenlândiaBrattahlio, a colônia de Erik na Groenlândia. Desse ângulo, o nome “Terra verde” faz sentido (ao menos no verão)Coprólitos: fezes humanas fossilizadas. Esse, em particular, não é o de Erik, mas de outro viking que viveu na mesma época que ele, em York, na Inglaterra. Na placa está escrito que o viking comia cereais e que, especialmente, estava cheio de parasitas intestinais. Esse viking tinha de 600 – 2500 tricurídeos (larvas intestinais) o que causa úlceras gástricas. Eca.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.