Podcast

Pablo Escobar e o Narco-Turismo #117

Em 1991, Medellín se tornou a cidade mais violenta do mundo devido às ações de Pablo Escobar.

O chefe do Cartel de Medellín vitimou mais de 46 mil colombianos ao longo de 10 anos, através de seus atentados a bomba feito em locais públicos.

Cerca de 30 anos depois, o mesmo Pablo Escobar retornou para a Colômbia, mas dessa vez como um “ícone pop”.

Influenciado por séries como “Narcos”, o passado traumático do país foi transformado em um “produto” para ser consumido principalmente pelos estrangeiros.

Diversos turistas tornaram-se adeptos das “narco-tours” visitando locais onde Escobar morou, frequentando festas com temáticas de cartéis, buscando drogas e prostituição.

Em 2019, o prefeito de Medellín discursou:

 “Por que o mundo inteiro se solidariza com os EUA, com a França, a Espanha, Inglaterra, mas não com Medellín e com os colombianos, que virou uma fonte de entretenimento? “

Fontes (3):

1: Profiting From Pablo: Victimhood and Commercialism in A Global Society de David Rodríguez Goyes* and Katja Franko

2: Narcos and the Dark Eco-Tourism Pespectives – Diego Felipe Caicedo

3: Fonte auxiliares:

Parque Memorial Inflexxion: https://gente.com.co/parque-inflexion-donde-antes-estaba-el-edificio-de-pablo-escobar-en-medellin https://vivirenelpoblado.com/el-edificio-monaco-de-mal-vecino-a-espacio-para-celebrar-la-vida/

Dicas Culturais (5):

1: Narco Cultura

Esse documentário de 2013 foi dirigido pelo premiado fotojornalista Shaul Schwarz, e mostra  a cultura que surgiu em torno do narcotráfico mexicano, um fenômeno que confunde os limites entre a guerra e o entretenimento, por que para muita gente, seja na colombia, no méxico ou no rio de janeiro, os narcotraficantes sempre representaram, ao mesmo tempo, figuras a serem temidas, mas ideais de sucesso, caras que chegaram longe fazendo fortuna com o crime. Com isso vem status, e claro, música, muita música criada por artistas que falam da vida e dos crimes desses traficantes. Visualmente impressionante, este documentário conta as histórias pessoais daqueles que estão envolvidos nesta guerra, desde o músico que lucra glorificando a violência, aqueles envolvidos na travessia das drogas pela fronteira, até o homem que recolhe os corpos na manhã seguinte.

2: Cocaine Cowboys

Esse excelente documentário de 2006 que abrange uma época na história da Flórida, no final dos anos 1970 e durante toda a década de 1980, quando a cocaína foi introduzida em massa nos Estados Unidos da América, e claro, muito dessa cocaína chegava através de Miami, vinda da américa central e das ilhas do caribe. Segundo o documentário descreve, a cidade de Miami não seria a Miami de hoje – uma grande metrópole – se não fosse pela atividade ilegal do comércio de cocaína, que não só injetou um monte de grana no mercado ilegal, mas também criou todo um sistema complexo de lavagem de dinheiro que incluia venda de carros de luxo, restaurantes de alto nivel, enormes investimentos na cosntrução civil e tornou Miami a cidade com o maior numero de bancos. É uma excelente introdução ao tema do tráfico internacional de drogas dessa época, e o legal é ouvir os relatos de pilotos de avião, traficantes e policiais que estavam todos envolvidos nesse mundo extremamente violento, mas muito lucrativo. 

3: How Cocaine Came to America

é um Documentário da National Geographic que explica como era toda a rede de distribuição de cocaína que levava o produto da Colômbia até os EUA, seja de avião, seja de barco, e como era complexa rede de produtores, carteis, transportadores, distribuidores e responsáveis pela lavagem de dinheiro.

4: ZeroZeroZero – Série de 2019 com duas temporadas.

Um carregamento de cocaína chega à Europa, a partir do momento em que um poderoso cartel de criminosos italianos decide comprá-la. A série acompanha uma série de personagens que atravessam o caminho dessa carga, passando pelas suas viagens através do México, até ao carregamento cruzar o Oceano Atlântico e chegar em seu destino.

5: Tecnocast

Temos também que indicar podcasts: Tecnologia, negócios e inovação, de celulares, start-ups, monopólios, tendências, carros automáticos a processadores revolucionários. No Tecnocast você ouve conversamos sobre como a tecnologia está mudando a forma como vivemos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor, recebe notícias sobre o que de novo pipoca no mundo das techs, mas também entende as armadilhas de algumas dessas tecnologias.

https://tecnoblog.net/tecnocast/

6: Ciência Suja

Tenho que indicar o episódio “Menos fumo, mais comida no campo”, do podcast Ciência Suja, onde eles discutem não só o quanto a produção de tabaco ocupa terras que poderiam ser usadas para produção de alimentos, como prejudica violentamente a saúde de produtores e daqueles que estão nos campos, colhendo as folhas deste produto. Vale a pena ouvir e se informar sobre esse problema praticamente invisível, que mostra que não são apenas os fumantes que são prejudicados pela indústria do tabaco, mas também todas as pessoas envolvidas diretamente no plantio do tabaco que vira o seu cigarro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *