Quem somos

Quem Somos

O Geopizza foi criado em maio de 2016 por mim, Rodrigo Zottis, como um canal do Youtube
Mais tarde, meu amigo Alexander Desmouceaux entrou como roteirista e editor dos vídeos.
 

Desde 2015, eu já trabalha redigindo textos e fazendo materiais de design para educação EAD, auxiliando professores e blogs de curiosidades históricas.

Embora eu cursasse comunicação social na PUCRS, em Porto Alegre, por pouco não cursei ciências sociais ou história, mas o mercado de trabalho me afastou dos cursos.
 

De 2016-2017 poucos vídeos saíram no canal do Geopizza, principalmente pela grande dificuldade de gravar, editar e divulgar as edições 😢

Zottis no início de 2017, no vídeo “por que todos os mapas estão errados” 

Em 2017, me dediquei mais a produzir conteúdo geográfico e histórico pras redes sociais e assim permaneci por 3 anos lançando 1 ou 2 vídeos por ano.

Em maio de 2019, quando a página do Geopizza já tinha 3 anos e um ano após eu me formar, convidei meu amigo do audiovisual, Alexander Desmouceaux para participar dos podcasts do Geo.

Nele, abordávamos episódios históricos, civilizações antigas e a história de  algumas metrópoles brasileiras. As primeiras edições do Geopizza em 2019 são bem diferentes das edições do fim de 2020 – como você deve ter percebido.

Alexander e Zottis na edição Vivendo em Roma de 2019

Inicialmente, o podcast era mais um “debate” de certos assuntos, mas aos poucos percebi que o formato roterizado dos episódios, resumindo outros livros e obras era o mais apropriado.

Entretanto, foi difícil para nós encontrarmos um equilíbrio para produzir um conteúdo acessível, que respeite a historiografia, sem “achismos” mas também sem ser um tom acadêmico e impessoal, como muitos podcasts eram na época.

A partir de 2020, com o grande “boom” de podcasts em formato “conversa” e “entrevista” percebi que acertamos fugindo desse conceito, investindo em resumir livros, artigos e estudos em formato de podcast.

Em 2020, graças ao meu maior trabalho nas redes sociais, principalmente no Instagram e no Twitter, o Geo cresceu muito em número de ouvintes.

O Ano 2020 também foi o ano que fizemos nossa primeira parceria – estamos no streaming da Globoplay! 🎉
 

Desde 2016 até hoje, a equipe do Geo é a mesma – eu e o Alexander.

Zottis
Alexander

Ainda não tá contente, quer saber mais sobre o Geo? Veio ao lugar certo! Temos uma edição própria do podcast contando como o Geo surgiu lá em 2016 até o presente momento (na época, fim de 2020)  👇

O Geo já apareceu em vários sites e blogs, eis a compilação de alguns deles:

Entrevista pro G1:https://imprensa.globo.com/publicacoes/podcast-geopizza-chega-ao-globoplay-com-temas-geopoliticos-apresentados-de-forma-leve-e-contemporanea/

Revista Casa e Jardim:https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2021/06/perfil-faz-sucesso-mostrando-antes-e-depois-de-cidades-pelo-brasil-e-mundo.html

Guia do Estudante:https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/10-perfis-no-instagram-para-aprender-geografia/

Extra Online:https://extra.globo.com/tv-e-lazer/podcast-do-globoplay-ensina-historia-de-um-jeito-divertido-conheca-geopizza-rv1-1-25151022.html

Quem financia o Geopizza? 

Centenas de ouvintes, quem sabe, até você em breve…. 

Confira nossa página no “apoie!” e veja nossos planos de apoio e as recompensar que você leva contribuindo com o projeto!

Geopizza: Disparando lasers na desinformação

Quer falar conosco? 

Clique aqui