Todos os Tanques Levam à Tiananmen #95
O que aconteceu na Praça Tiananmen, em Pequim, em 1989?
Ao longo de 49 dias, junto à uma greve de fome, milhares de estudantes chineses ocuparam uma das mais importantes praças no centro da cidade até que suas pautas fossem atendidas pelo governo.
Suas demandas envolviam maiores investimentos na educação, fim da inflação, da corrupção, do controle de mídia e por uma maior participação popular nas decisões tomadas pelo Partido Comunista.
Porém, o movimento com quase 2 meses de duração teve diversas modificações nas suas pautas, muitas inclusive, sequestradas por diferentes grupos.
Os protestos que inicialmente pautavam uma maior transparência e reformulação de políticas econômicas, acabou, em certo grau, adotando um tom golpista, que buscava acabar com o Partido Comunista, embora essa não fosse uma opinião apoiada pela maioria dos estudantes chineses.
Em um contexto durante a Guerra Fria e a busca de uma hegemonia global, era do interesse de muitos países ocidentais, principalmente dos EUA, que o Partido Comunista de fato sucumbisse e a China ficasse isolada do mundo.
Não à toa, enquanto os protestos ainda ocorriam, o movimento foi bombardeado de notícias falsas: jornais como BCC ou Washington Post, em 1980 adotaram um discurso que o movimento era sobre democracia x ditadura ou de capitalismo x socialismo, quando, na verdade, a maioria dos manifestantes eram socialistas.
Entretanto, o fim dos protestos, que terminou em confrontos, tiroteios e morte de centenas de civis, foi uma oportunidade de muitas mídias estrangeiras inflarem seus discursos falsos.
Embora o governo chinês reconheça que houveram conflitos e mortes em Tiananmen, nas suas palavras, “entre 300 – 500 vítimas” muitas mídias estrangeiras deram números falsos de que 3 mil, 5 mil ou até 10 mil pessoas foram mortas pelo governo chinês em um verdadeiro massacre.
Esse oportunismo gerou um legado que reverbera até o dia de hoje: passado mais de 30 anos, o que aconteceu na Praça Tiananmen ainda é imerso em fake news, ainda mais na língua portuguesa, onde pouquíssimos são os conteúdos que se aprofundam sobre o que ocorreu.
O fato do assunto ser um tabu político na China, também contribui para que ele permaneça submerso em desinformação.
____________________________________________________________________________________________________
Dicas Culturais (7)
1: No episódio dos Simpsons Goo Goo Gai Pan quando a família de Homer visita Pequim, há uma placa em que se lê, “Neste local em 1989, nada aconteceu”, na Praça da Paz Celestial, uma referência à negação e censura do governo chinês no que ser refere aos protestos. Uns dos personagens inclusive repete a cena do “Tank Man (rebelde desconhecido)” quando fica de pé em frente a uma linha de tanques deixada por Madame Wu.
2: The Tank Man, de 2006, sobre uma investigação dos fatos em volta do cara que enfrentou os tanques.
Filmes sobre a história da China no século XX:
3: 1911 (2011)
https://www.youtube.com/watch?v=jjh0tpygG2g
Um drama histórico baseado na fundação da República da China, quando as forças nacionalistas lideradas por Sun Yat-sen derrubaram a Dinastia Qing.
4: 1921 (2021)
https://www.youtube.com/watch?v=dcfqaavfr7s
O filme fala sobre o estabelecimento e criação do Partido Comunista da China (PCC), que agora é comumente conhecido como Partido Comunista Chinês (PCC).
5: The Founding of an Army (2017)
https://www.youtube.com/watch?v=i7tTtVgIfUs
A fundação do exército do PCC em 1927, na cidade de Nanchang, na província de Jiangxi.
6: The Founding of a Republic (2009)
https://www.youtube.com/watch?v=v5ljvapHGq8
Drama histórico produzido em 2009 para marcar o 60º aniversário da República Popular da China e foi feito para retratar os anos finais da Revolução Comunista Chinesa que se seguiu ao fim da Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945).
7: Canal do youtube:
The Iron Dice:
https://www.youtube.com/@TheIronDice
___________________________________________________________________________________________________
Fontes (6)
1: O Poder de Tiananmen: Relações da sociedade-estado e o movimento estudantil de Pequim, Dingxin Zhao: https://press.uchicago.edu/ucp/books/book/chicago/P/bo3641295.html
2: The Party: The Secret World of China’s Communist Rulers, de Richard McGregor
3: Tiananmen Square : The Making of a Protest, de Vijay Gokhale
4: Domenico Losurdo, China Regrediu ao Capitalismo Reflexões sobre a Transição do Capitalismo para o Socialismo
https://www.marxists.org/portugues/losurdo/2001/mes/china.htm
5: Ludo Martens, sobre Tiananmen:
https://www.marxists.org/portugues/martens/1991/09/01.htm
6: Brian Becker do site Liberation News.
https://www.liberationnews.org/tiananmen-the-massacre-that-wasnt/