O Povo Versus a Coca-Cola #98
Os Estados Unidos é o país que concentra mais megacorporações no mundo: de 2000, cerca de 590 estão lá.
Na posição número 100º, está a Coca-Cola.
Fundada em 1892 como uma bebida tônica para dar mais energia, rapidamente ganhou os paladares de pessoas influentes em todo mundo: o autor estadunidense Ernest Hemingway era conhecido por bebe-la regularmente, tal como o inventor Thomas Edison, que possuía uma grande quantidade de refrigerantes no seu laboratório.
A marca cresceu a ponto de ser considerada o bastião dos valores dos Estados Unidos – representando a família ideal americana e às vezes considerada como a segunda bandeira do país.
Entretanto, a bebida também ganhava críticos: o líder indiano Mahatma Gandhi incentivava seus seguidores a boicotar a bebida por causa de seu papel na exploração do trabalho infantil e das práticas comerciais desonestas.
Em 1904, o chefe do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Dr. Harvey Washington Wiley, falou sobre isso que:
“A Coca-Cola é uma das fraudes mais flagrantes na história da alimentação e das bebidas. É um veneno insidioso e lento, que inevitavelmente irá minar a saúde do usuário. Eu me recuso a permitir que meus filhos usem isso”.
Apenas 12 anos depois da Coca ser fundada, outro tônico surgiu, a Pepsi, inicialmente apenas para combater a indigestão.
Mais tarde, ela firmou-se como a principal concorrente da Coca, representando os valores de consumidores mais ousados e jovens, diferentes dos valores tradicionais da coca.
Ambas as marcas espalharam por todos os continentes do mundo e foram parar até mesmo nas mãos de soldados nos campos da 2º guerra mundial.
Quase 100 anos depois da fundação da Coca e da Pepsi, as duas empresas possuíam as mesmas fórmulas químicas que tinham desde o século 20.
Entretanto, no ano de 1985, tudo isso iria mudar, em uma ação que alguns historiadores consideram como o “erro de marketing do século”.
Durante 79 dias, a Coca-Cola foi alvo de intensos protestos, em um episódio que envolveu tráfico internacional de bebidas, psicologia de massas, Guerra Fria e até mesmo Fidel Castro e Michael Jackson.
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Dicas culturais:
Comercial da Pepsi – Why Did Coke Do it? 1985
Comercial da Pepsi com os velhinhos pescadores – 1985
https://www.youtube.com/watch?v=HHCt98tez1g Coca Cola’s Hidden Secrets, do canal do youtube Real Stories: https://www.youtube.com/watch?v=-XKdODELf-E
Podcast Guerras Comerciais
https://player.fm/series/business-wars
Minissérie: Pepsi, Where’s My Jet:
Documentário: The Coca-Cola Case (2009)
Canal da filósofa e dramaturga Abigail Thorn: Philosophy Tube
https://www.youtube.com/@PhilosophyTube
Metodologia em história – Dragões de Garagem #257
Fontes:
Livros:
1: The Real Thing: Truth and Power at the Coca-Cola Company, de Constance L. Hays
2: The Other Guy Blinked: How Pepsi Won the Cola Wars, de Jesse Kornbluth e Roger Enrico
3: For God, Country, and Coca-Cola: The Definitive History of the Great American Soft Drink and the Company That Makes It, de Mark Pendergrast
Artigos: A Coke by Any Other Name: What New Coke Can Teach about Having Trust, Losing Trust, and Gaining It Back Again:
https://www.intechopen.com/online-first/85150
Artigo: https://globalizationandhealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12992-021-00781-6
Dados sobre o mercado de refrigerantes:
https://www.marketdataforecast.com/market-reports/carbonated-beverages-market
Um comentário
Diogo Nogueira
Excelente artigo! Conteúdo relevante e bem estruturado.
Parabéns pelo trabalho de qualidade, continue assim!