Podcast

Astecas: Entre o Milho e o Sangue #32

A mesomérica pré-colombiana foi o lar de centenas de povos. A partir de 500 dC, os olmecas, maias e zapotecas eram as principais civilizações que estabeleceram cidades centralizadas e burocratizadas como San Lorenzo, Monte Albam e Tikal. O comércio entre os diferentes povos em breve criaria uma escrita, arquitetura e religião em comum entre as civilizações do local.

Em 750, os Toltecas estabeleceram uma poderosa cultura militar expansionista com uma complexa ordem social. O Império Tolteca foi o maior da América Central, mas teve sua queda em 1063, provavelmente devido a uma rebelião ocasionado por uma severa seca, a mesma que devastou as cidades maias.

Os toltecas foram sucedidos pelos astecas que habitaram o centro do México a partir do século 14, com campanhas militares expansionistas, submetendo outros povos em como estados vassalos e tributários.

A partir de 1428, os astecas tornaram-se o maior império da mesomérica, com uma complexa estrutura social. Sendo politeístas, cada cidade asteca tinha um padroeiro diferente, sendo sua capital, Tenochtitlán em homenagem ao deus do Sol e da Guerra Huitzilopochtli.

Em sua mitologia, a existência dos astecas só era permitida graças aos deuses, na qual se sacrificaram para possibilitar a existência dos astecas. Por isso, ser sacrificado em homenagem ao deus Sol era uma das maiores honras da sociedade, sendo que anualmente de 500 – 700 sacrifícios ocorriam anualmente apenas na capital asteca.

Embora prisioneiros de guerra fossem sacrificados eventualmente, quanto maior era a classe do indivíduo, maior era a importância do sacrifício oferecido. Portanto, em eventos religiosos ou devido a mudanças climáticas, sacerdotes eram sacrificados.

Esse podcast só foi possível graças a ajuda de nossos apoiadores. Auxilie o Geo a continuar produzindo seus podcasts quinzenais e publicação diária nas redes através do https://apoia.se/geopizza ou https://app.picpay.com/user/geopizzza

Escute o podcast também no: Spotify: https://spoti.fi/2NJLR91 Apple Music: https://apple.co/2ItQEJT Google podcasts: https://bit.ly/34zCuje Deezer: https://bit.ly/35c4Fpl

Fontes:

Olmecas: https://www.ancient.eu/Olmec_Civilization/

Monte Alban: https://www.britannica.com/place/Monte-Alban

Os Toltecas: https://www.britannica.com/topic/Toltec

Cidade de Tula: https://www.britannica.com/place/Tula-ancient-city-Mexico

Seca Mesoamérica: https://bit.ly/2Ymqv7V e https://bit.ly/2QjpSHG Leopoldo Batres: https://bit.ly/2DYVaB3

Teotihuacan: https://www.britannica.com/place/Teotihuacan

Lago Texcocco: https://www.ancient.eu/Texcoco/

Mexicas: https://www.britannica.com/topic/Aztec e https://www.ancient.eu/Aztec_Civilization/ Sacrifícios humanos mesoamericanos: https://journals.openedition.org/nuevomundo/69305

As Classes Sociais Mexicas: https://www.ancient.eu/article/845/aztec-society/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *